sábado, 30 de julho de 2011

Sempre buscando...



Fiquei uns dias sem escrever.

Achei que era mais urgente buscar formas de entender melhor, de discutir minha vida, seus acontecimentos ...
Aquela velha história de ação e reação.
Comecei a fazer terapia. Quando criança, meio que sem ter consciência, minha mãe me mandou pra terapia pra eu deixar de ser tímido. Pra mim parecia mais uma mistura de recreação com aqueles testes do detran, sabe!? Quando a gente vai tirar ou renovar a carteira!? ... então.
Depois, quando me mudei pra cá pra fazer arquitetura, senti muito a mudança de ambiente, a separação da família (embora meu discurso naquela época fosse de liberdade, de independência ... ).
Fiz apenas umas 2 ou 3 sessões. A terapeuta seguia uma linha "psicodramática", e apesar de ser uma pessoa amável, não consegui me abrir e interpretar de forma teatral o contexto em que eu estava inserido. Enfim, não foi muito produtivo.

13 anos depois, agora com um pouco mais de consciência, resolvi buscar uma terapia que, aparentemente, é mais parecida comigo, com minha forma de ver o mundo, e talvez isso facilite a interação entre paciente e terapeuta.
Eu já vinha pensando em começar a discutir com um profissional, todos os meus bloqueios, principalmente relacionados a relacionamentos afetivos ... e depois dos últimos acontecimentos, fui em busca de terapia para me fortalecer.
Para me acalmar e me fazer voltar pro eixo, pq sinceramente, acho que nunca me vi tão abalado emocionalmente, tão fragilizado e vítima de um agente externo como recentemente.
Já fizemos duas sessões, e tenho gostado muito. Ela segue uma linha junguiana, e aborda uma visão holística da vida, e mais, sempre ao final das sessões, fazemos um reequilíbrio energético com reiki. Sim, ela é mestre em reiki, e eu acredito (e sinto) a importância dessa harmonia.
Particularmente, eu acho que somos parte de um conjunto, então fica difícil pra mim entender qualquer problema como algo separado de um todo. Acho que matéria e espírito, pensamentos e ações, ações e reações, vida presente e passada, emoções e acontecimentos ... enfim, acho que é tudo muito ligado, muito conectado, e organizado por uma inteligência superior. Mas isso é assunto pra outro post.

De qualquer forma, já na primeira sessão, conversando quase que de maneira despretensiosa ela me apresenta um interessante método de auto-cura e harmonização, chamado ho'oponopono, que até então era totalmente desconhecido para mim. Trata-se de uma antiga técnica havaiana resgatada para ser novamente aplicada hoje, no nosso tempo, quando tantas pessoas, como eu por exemplo, cercadas de tecnologia e acesso a tantas informações, se sentem em desarmonia ou em desequilíbrio com o restante do universo, muitas vezes sem entender o pq.

E assim venho praticado (com a incrível simplicidade do método) e tenho me sentindo bem melhor. Mais focado em mim, e mais fortalecido para encarar de frente a mim mesmo, e tudo oq isso envolve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário